top of page

Só Vírgula, Maria Tereza de Queiroz Piacentini

  • Foto do escritor: Pedro Sucupira
    Pedro Sucupira
  • 25 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 2 de ago. de 2022

Em tempos de extrema polarização ideológica e política, em uma coisa nós brasileiros concordamos unanimemente: não é fácil aprender o Português. E quando se trata de pontuação então, aí que o aprendizado chega ao patamar do quase-impossível.


Como a grande maioria dos brasileiros, eu fui um daqueles alunos do ensino fundamental e médio que sofreram com as regras, mesmo as mais básicas, do Português. Somente depois que concluí o ensino médio que eu realmente me abri para aprender minha língua materna. Não foi através da decoreba de regras gramaticais ou exercícios práticos, mas sim através da leitura que comecei a compreender esse idioma tão complexo e diverso. Aprofundar no mundo da leitura me fez enxergar além da complexidade, além da dificuldade.


Ler é uma forma leve, totalmente livre da pressão e dos preconceitos tão comuns aos anos de escola, e posso até dizer que é uma forma inconsciente de aprender e apreender o Português. Quando lemos estamos o tempo todo em contato com a ortografia, as regras de pontuação e acentuação, morfologia, sintaxe, etc. Em uma cartada aprendemos o novo e assimilamos o já visto.


Foi através da leitura que hoje eu vejo a importância de estudarmos o nosso idioma. Assumir toda a complexidade e diversidade que é o Português é também assumir nossa brasilidade, nossa nacionalidade.


Por isso, que hoje, com quase 31 anos, resolvi voltar a estudar gramática. Não por pressão, mas sim por gosto. Por admirar esse idioma tão lindo e tão nosso.


Um dos livros que li foi esse da Maria Piacentini que aborda somente sobre o uso da vírgula. Um livro pequeno (142 páginas), rápido e fácil de ler. Separado em 20 lições curtas e de fácil entendimento.


Só Vírgula é um dos poucos livros de gramática que eu tive prazer em ler por causa da simplicidade em que o conteúdo é apresentado.


Para quem quer começar ou voltar a estudar gramática, eu super recomendo a leitura desse livro.


*******************************************************************************************

Para quem chegou até aqui, eu me chamo Pedro Sucupira e sou um professor pesquisador em formação e curioso de um tanto que você não faz ideia. Amo estudar, não é atoa que não aguentei somente fazer o doutorado e já ingressei no curso de filosofia. Sou um descobridor, apaixonado por literatura, comportamento humano, sociedade e tudo o que envolve ciência.


Se você se interessou por esse artigo, aqui, no meu blog, você encontra mais textos meus (resenhas, contos e artigos). No Instagram você me encontra como @pedrosucupiraa. No Skoob como Pedro Sucupira, lá você pode acompanhar todos os livros que já li e tenho lido. No Lattes você consegue ver todos os artigos científicos que já publiquei.

E caso queria conversar comigo, compartilhar ideias, experiências e críticas, basta me chamar no pdrohfs@gmail.com.

Comentários


Acompanhe nosso Blog

Obrigado!

  • LinkedIn
  • Instagram

©2021 Pedro Sucupira.

bottom of page