top of page
Buscar
  • Pedro Sucupira

50 Contos de Machado de Assis. Selecionados por John Gledson

Atualizado: 22 de out. de 2023

Machado de Assis é Machado de Assis. Considerado o maior nome da literatura brasileira e, para muitos críticos literários, o maior escritor negro de todos os tempos.


Acredito que, assim como eu, muitos cresceram com um certo trauma, nascido lá dos tempos da escola, das obras de Machado de Assis. Tempo em que, sem uma formação decente, um português precário e o vocabulário mais ínfimo ainda, éramos avaliados – para não dizer obrigados – baseados na leitura de livros como Dom Casmurro e Quincas Borba. E confesso, não consegui lê-los àquela época e ainda não os li.


Mas é aquela coisa, a leitura, assim como qualquer coisa na vida, é um processo. Um aprendizado diário. E o que define se esse processo será lento ou não é a sua dedicação.


Aqui vai uma analogia com o mundo fitness. Antes de você fazer um supino com 100kg é preciso treinar com pesos menores, ganhar força, destreza e consciência corporal e só assim, depois de tempos treinando com pesos menores, é que você se arriscará a levantar 100kg. E pode ser que nos primeiros momentos você não consiga, ou precise de ajuda, e isso é normal.


Com a leitura não é diferente. Machado de Assis é os ‘100kg’ e antes de chegar lá é preciso ler ‘pesos menores’. E pode ser que nas primeiras páginas você não consiga ler e precise da ajuda de dicionários e até mesmo de interpretações.


Para quem quer se arriscar nessa empreitada que é aprender a ler as obras desse grande escritor brasileiro, eu indico começar por este livro de contos. Aqui você se deparará com uma diversidade interessante de escritos. Contos fáceis, compreensíveis com apenas uma leitura, mas também contos que demandarão duas ou três leituras para serem entendidos no seu máximo. Contos bons e contos ruins, e, por favor, não se sinta acanhado em abandonar aqueles que não lhe forem do seu agrado. Leitura também é questão de gosto e o seu deve ser respeitado.


Contos de Machado de Assis

*******************************************************************************************

Para quem chegou até aqui, eu me chamo Pedro Sucupira e sou um professor pesquisador em formação e curioso de um tanto que você não faz ideia. Amo estudar, não é à toa que não aguentei somente fazer o doutorado e já ingressei no curso de filosofia. Sou um descobridor, apaixonado por literatura, comportamento humano, sociedade e tudo o que envolve ciência.


Se você se interessou por esse artigo, aqui, no meu blog, você encontra mais textos meus (resenhas, contos e artigos). No Instagram você me encontra como @pedrosucupiraa. No Skoob como Pedro Sucupira, lá você pode acompanhar todos os livros que já li e tenho lido. No Lattes você consegue ver todos os artigos científicos que já publiquei.

E caso queria conversar comigo, compartilhar ideias, experiências e críticas, basta me chamar no pdrohfs@gmail.com.

72 visualizações0 comentário
bottom of page