top of page
Buscar
  • Pedro Sucupira

Fundamentos da Ética, por Antonio Djalma Braga Junior e Ivan Luiz Monteiro.

Atualizado: 22 de out. de 2023


 Ética e Moral

Ética está em tudo, política, ciência, religião, família, escola, o que a configura como um campo filosófico extenso e complexo com aspectos diversos.


Mas antes de qualquer estudioso se debruçar sobre os particulares da ética em cada um dos seus aspectos nas diversas áreas de estudo é preciso compreender os fundamentos.


Como se deu, ao longo da história, a construção da ética como a conhecemos hoje?


E, afinal, o que é ética?


Nesta obra, Antonio e Ivan, inicialmente, apresentam definições essenciais que envolvem a temática e que servem de base para todo o desenvolvimento do estudo da ética.


Por exemplo: "Moral é um conjunto de normas, regras, valores e costumes que rege uma sociedade ou um grupo de indivíduos. O objetivo da moral é normatizar as ações dos indivíduos de um agrupamento humano e deve ser pensado com base no seu caráter histórico. Ou seja, assim como os diversos agrupamentos humanos variam ao longo da história, os valores morais também se alteram. Portanto, a moral é relativa a um grupo de indivíduos. Se o grupo muda, a moral pode mudar também.


Podemos falar da moral da antiguidade, da moral medieval, da moral burguesa na sociedade moderna, moral contemporânea, pois a moral é um fato histórico.


Essa característica histórica e relativa da moral se define pelo fato de que os seres que a produzem são históricos também.


“Uma vez que a moral é caracterizada como histórica e relativa podemos analisar como os filósofos e pensadores, ao longo da história, refletiram sobre o conjunto de normas, regras, valores e costumes de cada povo, em cada contexto histórico."


Com isso temos a definição do conceito de Ética: uma reflexão que fazemos sobre os vários padrões morais instituídos pelas diversas culturas e sociedades, dos mais variados períodos e contextos históricos.


Ser ético, portanto, "é refletir sobre os valores que permeiam as sociedades, sejam do nosso tempo, sejam dos tempos antigos.”


São sobre essas questões que os autores percorrem ao longo deste livro, de modo a esclarecer os fundamentos da ética tanto no sentido conceitual quanto no seu sentido prático.


Fundamentos da Ética é tão introdutório quanto qualquer outro livro filosófico. Acredito que nunca será possível abordar toda a amplitude e complexidade de um tema em apenas um livro.


Contudo, aqui o leitor conseguirá apreender o básico que servirá de fundamento para todo e qualquer estudo mais aprofundado que envolva o tema ética.


Importante salientar que apesar de ter sido um movimento global, que se deu início em um período denominado de período axial, com o surgimento dos primeiros questionamentos éticos e formação dos primeiros códigos morais em diversas regiões do mundo, sem aparentemente se comunicarem entre si, por exemplo com Zaratustra na Pérsia, Buda na Índia, Lao-Tsé e Confúcio na China, Pitágoras na Grécia e o Dêutero-Isaías em Israel, aqui os autores abordam todo o livro a partir de uma perspectiva eurocêntrica.


É um pouco frustrante, mas se torna compreensível quando consideramos toda a complexidade do tema.


Não é fácil falar de um tema tão profundo de forma introdutória, sempre existirá a arbitrariedade na escolha de quais pensadores abordar, e os autores fazem questão de deixar esse ponto esclarecido.


Nesse ponto eu elogio a escolha dos autores, pois eles conseguiram captar a essência de cada período, antiguidade, idade média, modernidade e contemporaneidade, a partir da escolha de pensadores chaves de cada contexto histórico. Não obstante os poucos filósofos escolhidos, a abordagem sobre cada um é exemplar, de forma clara e acessível.


E sobre acessibilidade, aqui deixo mais um elogio à obra: a clareza com que os conteúdos são apresentados. É realmente refrescante se deparar com um livro filosófico que não te assusta ou te entedia com uma linguagem pedante e cansativa. A preocupação dos autores em transmitir o conhecimento para o máximo possível de pessoas é nítida em cada parágrafo.


Depois de abordar sobre a existência da ética e a ética em cada período histórico, o livro é concluído com chave de ouro nos apresentando os problemas éticos da atualidade. Temas como direitos humanos e cidadania e o vasto campo da bioética (aborto, eutanásia, clonagem) são os pontos centrais dos capítulos finais.


*******************************************************************************************

Para quem chegou até aqui, eu me chamo Pedro Sucupira e sou um professor pesquisador em formação e curioso de um tanto que você não faz ideia. Amo estudar, não é à toa que não aguentei somente fazer o doutorado e já ingressei no curso de filosofia. Sou um descobridor, apaixonado por literatura, comportamento humano, sociedade e tudo o que envolve ciência.


Se você se interessou por esse artigo, aqui, no meu blog, você encontra mais textos meus (resenhas, contos e artigos). No Instagram você me encontra como @pedrosucupiraa. No Skoob como Pedro Sucupira, lá você pode acompanhar todos os livros que já li e tenho lido. No Lattes você consegue ver todos os artigos científicos que já publiquei.


E caso queria conversar comigo, compartilhar ideias, experiências e críticas, basta me chamar no pdrohfs@gmail.com.

126 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page