HUMANO
- Pedro Sucupira
- 18 de mai. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de mai. de 2025
Ser humano é ser água,
água turva de Veneza,
um animal pustulento,
planta venenosa desabrochando nas falésias do ser.
A podridão em sua forma carnal,
quem planta, destrói.
Terremoto de ódio que devasta o outro
em nome de nada.
Ser humano é ser água,
água sigmoide,
um animal à Lovecraft,
vidraça sobre o abismo,
refletindo apenas o horror.
Questiona o próximo, exalta extremos,
incapaz de amar sem antes ferir.
Relação biológica mal-sucedida.
Ser humano é ser água,
água intragável,
rancor disfarçado de amor,
amizade feita de punhaladas lentas.
Inimizades clandestinas que salvam a alma
da mediocridade de suportar o alheio.
Ser humano é ser conivente,
cães covardes atrás da janela iluminada,
ladrando sempre, mordendo nunca.
Correm em círculos,
jamais alcançam,
aceitam o próprio sofrimento
como se fosse destino.
Chamam abuso de carência,
e devoção de servidão.
Ser humano é ser carente.
Inteligência carece em muitos
e sobra em poucos.
Poucos
os que sabem:
os pobres jamais deixarão de sê-lo.
Chamam essa certeza de fé,
essa mediocridade de missão.
Ser humano é ser fogo,
que consome os arredores
e assa a carne do outro.
Alimenta-se da dor alheia
como um rito,
assiste à morte lenta do vizinho
com um sorriso de canto de boca.
Ser humano demais
é deixar a humanidade de menos.
— O que comer?
— Aquele ali.
— Sujo demais, a pele encardida.
— E aquele outro?
— Mais limpinho.
— Assado ou cozido?
— Cru mesmo. Tenho pressa.
— Começar pelo fígado?
— Cirrótico. Melhor o cérebro.
— Macio. Tão burro que nem deve saber ler.
— Assina tudo com a digital. Assina aqui, por favor.
— Oh, pediu uma caneta. Se acha o esperto.
— Tá tremendo. Fome?
— Sofrimento demais amarga a carne.
— Vamos buscar outro.
— Miseráveis não faltam.
Humanos.
Miseráveis.

************************************************************************************
Se você chegou até aqui, muito obrigado pela companhia. Meu nome é Pedro Sucupira, sou professor, pesquisador em formação e um curioso incansável. Amo estudar, ler e, recentemente, descobri o prazer inescapável da escrita. Sou um explorador apaixonado por literatura, comportamento humano, sociedade e por tudo que toca os campos da ciência e da saúde.
Se este texto te interessou, aqui no blog você encontra outros escritos meus, entre resenhas, contos e reflexões.
No Instagram, você me encontra como @pedrosucupiraa.
No Skoob, como Pedro Sucupira, onde compartilho os livros que li, estou lendo e pretendo ler.
E no Lattes, é possível acessar minha produção acadêmica, incluindo artigos científicos, capítulos e livros publicados.
Se quiser conversar, trocar ideias, críticas, sugestões ou experiências, sinta-se à vontade para me escrever: pdrohfs@gmail.com.
Fonte foto de capa unsplash.com



tỷ lệ kèo nhà cái mình thấy nhắc nhiều quá nên bấm vào coi thử cho biết thôi, kiểu tò mò giao diện ra sao chứ không ngồi soi kèo gì cả. Lướt một vòng thấy trang làm khá dễ chịu, nền thoáng nên đọc không bị rối mắt. Mình để ý mấy khối thông tin họ trình bày theo cột nhìn gọn, số liệu chính nổi bật nên liếc cái là nắm được chỗ quan trọng, khỏi phải dò từng dòng dài. Với lại menu đặt ngay chỗ dễ thấy, chuyển qua lại mấy mục cũng nhanh, không phải bấm vòng vèo. Nói chung cảm giác như họ sắp xếp để người mới vào cũng không bị “ngợp”, nhất…