Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll.
- Pedro Sucupira
- 5 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de ago. de 2022
Acredito que muitos conheçam a história de Alice, mas poucos leram essa fantasia publicada originalmente em 1866 por Lewis Carroll, pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson.
Alice no País das Maravilhas é um livro que por já conhecermos o enredo não criamos muitas expectativas. E comigo não foi diferente. Eu já vira a famosa adaptação de 1951 dos estúdios Disney e também a desconstrução de 2010 do famoso diretor Tim Burton. Não aguardava surpresas. Todavia,
há duas partes da história que não foram parar nas telas e só com a leitura será possível conhecer. Além dessas duas cenas, os poemas e os diálogos merecem serem lidos e relidos.
Lembro de quando ganhei esse livro, de uma grande amiga, que ele veio acompanhado com o seguinte conselho:
– Leia devagar, saboreie cada diálogo.
E realmente, para quem desejar ler, eu também aconselho o mesmo. Cada diálogo e cena tem uma moral: é só encontrá-la. Algumas explícitas, outras subentendidas. Cabe ao leitor encontrar os sentidos no caminho percorrido por Alice no País das Maravilhas.
Apesar de ser uma obra destinada ao público infantil, essa fantasia onírica e lúdica, na verdade, oculta questionamentos de toda espécie, problemas psicológicos de identidade, lógicos e semânticos e até políticos.
Um livro intrigante com diálogos estranhos e provocativos e personagens curiosos.

*******************************************************************************************
Para quem chegou até aqui, eu me chamo Pedro Sucupira e sou um professor pesquisador em formação e curioso de um tanto que você não faz ideia. Amo estudar, não é atoa que não aguentei somente fazer o doutorado e já ingressei no curso de filosofia. Sou um descobridor, apaixonado por literatura, comportamento humano, sociedade e tudo o que envolve ciência.
Se você se interessou por esse artigo, aqui, no meu blog, você encontra mais textos meus (resenhas, contos e artigos). No Instagram você me encontra como @pedrosucupiraa. No Skoob como Pedro Sucupira, lá você pode acompanhar todos os livros que já li e tenho lido. No Lattes você consegue ver todos os artigos científicos que já publiquei.
E caso queria conversar comigo, compartilhar ideias, experiências e críticas, basta me chamar no pdrohfs@gmail.com.
Comentários